A Sétima Onda - Daniel Glattauer


Título A Sétima Onda
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
Ano: 2013
Páginas: 168
Nota: ☆☆☆

Sinopse: " Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes. Daniel Glattauer reconquista os leitores e a crítica internacional com seu peculiar olhar sobre as relações amorosas dos tempos atuais."

A Sétima Onda é a continuação do livro @mor do autor Daniel Glattauer, publicado no Brasil pela editora Suma das Letras. Nesta continuação, o leitor irá embarcar na resolução do relacionamento a distância entre os personagens Emmi Rothner e Leo Leike. Através de diálogos sentimentais trocados por meio de e-mails, percebemos como evoluímos diante um relacionamento duvidoso na sociedade atual. 

Depois uma interrupção de mensagens e uma suposta quebra entre o relacionamento de Emmi e Leo, um deles resolve mostrar que a distância está com sabor de amargura e então resolve iniciar um contato longo e decisivo. Emmi inicia as primeiras mensagens com seu querido Leo e então é surpreendida com um silêncio total, pois sem saber que Leo está fora de Boston por enquanto. Após uma ausência longa, Leo retorna a Boston e logo se vê em muitos e muitos e-mails desesperados de Emmi, sem nem pensar duas vezes, a primeira resposta por parte de Leo aparece e a lembraça de velhos tempo volta, com as famosas trocas de mensagens. O problema começa a surgi quando Emmi descobre um relacionamento de Leo e Pamela, até o momento tudo está muito mais do sólido e ainda tem o seu casamento. Então, ambos terão de deixar todos os sentimentos e ações que antes estavam impendido a primeira passada de suas felicidades e ir em busca. 

Com essa sinopse, o leitor embarcará em difíceis decisões entre os protagonistas. Aqui, o pensamento se mantem em saber se um relacionamento mantido por duas telas e um teclado, pode ter um final feliz, sendo um dos pontos mais abordados durante toda a história do autor. Além disso, podermos ir em busca de nossa felicidade mesmo saindo da linha de algo sólido e até para muitos certeiros, como foi o casamento de Emmi, do qual percebe-se que nunca teve uma base sólida como ela e o próprio marido sempre pensavam. 

Leitura rápida e reflexiva, com personagens bem trabalhados e uma escrita profunda. A relação entre personagens e o ambiente se mantem da mesma forma que o primeiro, e a construção de ambos, não sofre qualquer alteração dando a desejar. Durante toda a narrativa, a única observação são as cenas arrastadas ao longo dos capítulos.

Comentários

Postagens mais visitadas