Menina Má - William March


Título: Menina Má
Título Original: The Bad Seed
Autor (a): William March
Editora: DarkSide Books

Número de Páginas: 276

Ano: 2016
Avaliação:☆☆☆☆☆


Sinopse: "Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark. Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também. MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter."


Narrativa + Escrita : Menina Má é um livro que possui uma escrita assustadoramente misteriosa. Cada momento da narrativa é permeado pelos sentimentos como medo e frieza. O autor escreve sua história em um passo de cada vez, onde a tensão atrelado aos acontecimentos caminham demoradamente. Além disso, toda a trama se assemelha a uma história de família feliz e bem resolvida. Seus personagens não deixa nenhuma dessas afirmativas passar em falso, pois são exame te grande profissionais na arte de atuação. Ao longo do desenrolar, não conseguimos deixar de parar a leitura, a vontade de saber o que está acontecendo, a personalize de cada personagem, e até mesmo o que cada um é capaz. 


Personagens Problemáticos: Os personagens deste livro são todos complexos. Estamos conhecendo pessoas que possui o seu mundo particular repleto de monstros, dos quais, estão representado por problemas pessoais. São indivíduos sofrendo preconceito, perturbações, egoísmo, aqueles com personalidade psicopata e sociopata. William consegue desenvolver cada integrante de sua história de forma particular, mas que interage para o copo narrativo. 


Extra: O leitor está assim como a protagonista em uma investigação em busca da personalidade de Ronda. A cada capítulo vamos encontrando pistas que direciona sobre as ações que a menina consegue praticar. Tais ações chega a ser exclusivas, cada uma com um toque pessoal e tambem, imagináveis por nós. Pois, como uma menina consegue praticar assassinatos na frente de todos e ninguém consegui ao menos desconfiar? A resposta para esse questionamento, é justamente o perfil que as pessoas já possui na mente de uma criança. Um indivíduo frágil, amoroso, feliz, despreocupado e bom. Mas aqui, Rhoda consegue com artimanha própria manipular todos ao seu redor criando mais um mundo seu onde quem é a pessoa mais importante é ela. Em alguns momentos até desconfiados se ela é tão nova assim, pois não estamos convivendo com uma criança "normal" para todos os padrões sociais, aquela que brinca, quw tem amigos, que é bagunceira, mas sim u,a criança fria, manipuladora e calculista. 


Terror? Este não é um livro do qual a personificação do medo será representada por uma figura, mas na mente de cada indivíduo influenciando assim na personalidade de cada. São elementos, incluindo com a história em si que nos dá angústia e consequentemente medo.
Livro super recomendado! História intrigante com personagens complexos e uma gama de diferenças além de formas psíquicas, são discutidos de forma leve.

Comentários

Postagens mais visitadas