Jovens de Elite - Marie Lu


Título: Jovens de Elite
Autor: Marie Lu 
Editora: Rocco
Ano: 2016
Páginas: 304
Nota: 5/5

Sinopse: "Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men."

Jovens de Elite é o primeiro livro da série também titulada como Jovens de Elite, escrita por Marie Lu. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Rocco no começo do primeiro semestre. Justamente quando estava enfrentando uma ressaca literária, foi quando me deparei com a sinopse deste livro e logo me animei e quis imediatamente ler. E foi aí, que fui aprisionada em um mundo sombrio, de arrependimentos, tristezas e um fio de esperança. Este foi o meu primeiro contato com a autora e já deixo claro como eu gostei da escrita de Jovens de Elite.

Em um cubículo escuro e com odores desagradáveis, é onde encontramos no momento a protagonista da narrativa. Porém, ela nos conta quando e o porquê chegou no estado em que se encontra. Anos atrás o mundo passou por uma febre devastadora que levou muitas pessoas a morte, naquele tempo alguns indivíduos conseguiram sobreviver por um milagre, porém, estes foram marcados de diversas formas em seus corpos e em suas mentes deixados a serem questionados pelas pessoas, até mesmo as que amam, tornando-os solitários. Adelina e sua família também foram afetados durante o acontecimento. Infelizmente sua mãe não conseguiu sobreviver de tal forma que Adelina e sua irmã Violeta passaram aos cuidados do pai, um homem ganancioso e controlador em busca de poder se livrar das filhas através de um bom dote do casamento de ambas. O problema surge pelo fato de Adelina ser um mallfetto, pessoas que não são bem vistas por outras, sendo apresentadas como agouros. Com isso, o pai deixa claro a preferência pela filha não mallfetto e quer a qualquer custo se livrar de Adelina, pois, não basta ser um agouro e ainda não conseguiu despertar nenhum anormalidade a fim de ser utilizada para conseguir dinheiro para a casa. Justamento quando os problemas estão a poucos passos de serem livrados com o determinado fim da filha, a garota desperta, mostrando a sua verdadeira identidade e a sua capacidade daquele ponto iniciado em sua vida.

Em toda a construção da narrativa, a escritora trouxe ao leitor algumas vozes extras de outros personagens como meio de podermos compreender outros ângulos. Além disso, a cada começo de capítulo inicia-se com um pequeno trecho reflexivo a respeito dos acontecimentos. Outro ponto no livro, diz respeito à construção de uma teia envolvendo os personagens que estão envolto de Adelina, ao mesmo tempo em que tem o crescimento da mesma estimulada por todos ao seu redor. É justamente nesta linha, que percebemos conjunto a Adelina o circo de manipulação, uso do bem e do mal e das muitas mentiras que a envolve. Trazendo ao pensamento dos verdadeiros sentimentos que estão nos envolvendo, será que não estamos nos iludindo?

Leitura rápida e envolvente, onde a cada capítulo acompanhamos o amadurecimento da personagem tão forte em si e fraca ao extremo fazendo perder os seus momentos de razão. Alguém que não é a heroína e nem a vilã, é a mistura de branco e preto constantemente. Livro com personagens tão peculiares e autênticos, criando o seu próprio mundo, mas com a visão atenta a qualquer perigo. Esperando o lançamento do próximo volume de Jovens de Elite. Boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas