Pular para o conteúdo principal

Querido John - Nicholas Sparks


Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Páginas: 288
Nota: 3/5

Sinopse: “Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Comecei a ler este livro já sabendo de pequenas partes da estória, mesmo com esse imenso spoiler continuei firme, pois eu queria saber os detalhes de tudo. Já nas primeiras partes o personagem John questiona a respeito do que é o amor, e assim que começa a narração.

O livro é constituído por três partes, na primeira, temos uma breve iniciação do que foi a infância, adolescência e a fase adulta de John, onde houve o surgimento de um amadurecimento em sua vida. Marcada por uma separação, até então presente entre John e o pai e a aparição de um amor. Nesta parte um, é bom o leitor prestar atenção em dois acontecimentos: a relação que o personagem tinha com o seu pai, e principalmente no contato com Savannah, mesmo que foi um período que ambos tiveram ser curto, na minha percepção foi onde ele teve o maior "crescimento", é engraçado que até o personagem mesmo confessa, e questiona a sua nova forma de ver o mundo, tudo isso graças a uma única pessoa Savannah.

Na segunda parte, o leitor poderá ficar embriagado juntamente com John, diante as cartas de Savannah, foi o momento que pode esclarecer sobre a sua própria pergunta deixada no inicio do livro. Tudo neste ponto parecia as mil maravilhas, tinham até promessas e tudo mais da parte de ambos. O que é muito curioso nesta história é a forma do pensamento que as personagens possuem e também de algumas reflexões da vida, trazida pelo livro. Fiquei muito intrigada e sem acreditar quando chegou o momento da carta decisiva.

Na terceira parte é quando a vida de Savahana e John seguiram caminhos diferentes, problemas começaram a surgir, um suposto desfecho, sem nenhum acontecimento surpresa. Percebi agora que eu poderia ficar horas aqui escrevendo, encurtando a conversa, a divisão feita na estória é semelhante a fases da vida, e neste caso é a do John. É um livro que faz quem o ler pensar a respeito de como simples ações podem se transformar em armas nas mãos de pessoas. Fiquei muito triste com o que ocorreu ao John, fui pegando um afeto por ele, e pelo seu pai, que mesmo sozinho conseguiu cria-lo, e fui não aceitando muito as escolhas que Savanhana foi escolhendo para seu futuro. Resumindo... Foram coisas pequenas, rotineiras e até comuns nos nossos dias é que faz desta história o que ela é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio: Mês das Crianças e Halloween

Olá leitores! Espero/desejo que todos estejam bem e  motivados para concluir o desafio de ler todos os livros da sua TBR. 
Enfim estamos em Outubro (como o ano está passando rápido), mês tanto do dia das crianças quanto do dia das bruxas. Sendo assim, é da normalidade alguns canais e blogs participarem de desafios neste mês tão temático. E claro, que não podia faltar livros temáticos na nossa pilha esse mês. 
Em Outubro o Liiteroma também participará de um desafio de leitura temática. Observando outros desafios pela internet, adaptei-os e invés de ler somente livros de terror/suspense/mistério, irei acrescentar livros infantis. 
Informações:
Duração: 23 dias  09 ao dia 15 com resenhas de livros infantis e mangá;16 ao dia 31 com resenhas de livros  (terror/suspense/mistério), anime e  mangá;Lembrando que as postagens dos dias 09 até 15 (primeira rodada), ocorrerá em uma semana especial e as demais (Segunda Rodada) seguirá a programação do blog, explicadas neste post. Sendo assim, vamos a tã…

A Maldição do Vencedor (Trilogia do Vencedor #1) - Marie Rutkoski

Título: A Maldição do Vencedor Título Original: The Winner's Curse Autora: Marie Rutkoski Trilogia: Trilogia do Vencedor Editora: Plataforma21 Número de Páginas: 328 Ano: 2016 Avaliação:☆☆☆☆☆
Sinopse: "Kestrel quer ser dona do próprio destino. Alistar-se no Exército ou casar-se não fazem parte dos seus planos. Contrariando as vontades do pai - o poderoso general de Valória, reconhecido por liderar batalhas e conquistar outros povos -, a jovem insiste em sua rebeldia. Ironicamente, na busca pela própria liberdade, Kestrel acaba comprando um escravo em um leilão. O valor da compra chega a ser escandaloso, e mal sabe ela que esse ato impensado lhe custará muito mais do que moedas valorianas. O mistério em torno do escravo é hipnotizante. Os olhos de Arin escondem segredos profundos que, aos poucos, começam a emergir, mas há sempre algo que impede Kestrel de tocá-los. Dois povos inimigos, a guerra iminente e uma atração proibida... As origens que separam Kestrel de Arin são as mesmas que…

Um novo Começo + Nova Progamação

Olá leitores, tudo bem? Já se passaram longos meses neste ano, e de lá para cá o blog foi esquecido. Peço desculpas pelo sumiço de novas postagens, mesmo acreditando que neste ano de 2017 iria conseguir atualizar com mais frequência. Mas, durante o caminhar do ano, alguns imprevistos surgiram e a pessoa não conseguiu  olhar para os desafios de uma forma diferente, buscando um ensinamento e uma solução do problema em vez de ficar reclamando. 
Neste longo período de tempo sem atualizações, busquei focar o pensamento onde o Liiteroma irá chegar, e a causa do mesmo existir. Quando o criei (e ainda é o ponto principal para mim), pensei nele como um meio onde poderia compartilhar minhas leituras e os animes assistidos no mês. Agregado a isso, poderia trocar experiências, conhecimento e conhecer novas pessoas. E ainda é assim que eu penso toda vez que vou criar alguma postagem. Para mim o blog é onde poderei trabalhar a minha insegurança e o medo de desafios, aliás ele é um desafio/diversão.
A…