Pular para o conteúdo principal

Querido John - Nicholas Sparks


Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Páginas: 288
Nota: 3/5

Sinopse: “Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Comecei a ler este livro já sabendo de pequenas partes da estória, mesmo com esse imenso spoiler continuei firme, pois eu queria saber os detalhes de tudo. Já nas primeiras partes o personagem John questiona a respeito do que é o amor, e assim que começa a narração.

O livro é constituído por três partes, na primeira, temos uma breve iniciação do que foi a infância, adolescência e a fase adulta de John, onde houve o surgimento de um amadurecimento em sua vida. Marcada por uma separação, até então presente entre John e o pai e a aparição de um amor. Nesta parte um, é bom o leitor prestar atenção em dois acontecimentos: a relação que o personagem tinha com o seu pai, e principalmente no contato com Savannah, mesmo que foi um período que ambos tiveram ser curto, na minha percepção foi onde ele teve o maior "crescimento", é engraçado que até o personagem mesmo confessa, e questiona a sua nova forma de ver o mundo, tudo isso graças a uma única pessoa Savannah.

Na segunda parte, o leitor poderá ficar embriagado juntamente com John, diante as cartas de Savannah, foi o momento que pode esclarecer sobre a sua própria pergunta deixada no inicio do livro. Tudo neste ponto parecia as mil maravilhas, tinham até promessas e tudo mais da parte de ambos. O que é muito curioso nesta história é a forma do pensamento que as personagens possuem e também de algumas reflexões da vida, trazida pelo livro. Fiquei muito intrigada e sem acreditar quando chegou o momento da carta decisiva.

Na terceira parte é quando a vida de Savahana e John seguiram caminhos diferentes, problemas começaram a surgir, um suposto desfecho, sem nenhum acontecimento surpresa. Percebi agora que eu poderia ficar horas aqui escrevendo, encurtando a conversa, a divisão feita na estória é semelhante a fases da vida, e neste caso é a do John. É um livro que faz quem o ler pensar a respeito de como simples ações podem se transformar em armas nas mãos de pessoas. Fiquei muito triste com o que ocorreu ao John, fui pegando um afeto por ele, e pelo seu pai, que mesmo sozinho conseguiu cria-lo, e fui não aceitando muito as escolhas que Savanhana foi escolhendo para seu futuro. Resumindo... Foram coisas pequenas, rotineiras e até comuns nos nossos dias é que faz desta história o que ela é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Título: A Pirâmide Vermelha Título Original: The Red Pyramid Trilogia:As Crônicas dos Kanes Autor (a): Rick Riordan Editora:Intrínseca Páginas: 448 Ano: 2010 Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: "Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós."

História: A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da trilogia "As Crônicas dos Kanes". Neste volume, o leitor irá poder adentrar no mundo egípcio através das aventuras constantes que os protagonistas terão pela frente. Assim, iremos poder conhecer novos deuses, perspectivas diversas, modos de…

Sereia - Tricia Rayburn

Título: Sereia Título Original: Siren Trilogia: Sereia Autor (a): Tricia Rayburn Editora: Verus Páginas: 306 Ano: 2011 Avaliação: ☆☆☆☆☆
Sinopse:"Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena c…

TBR: Maratona Skindô-Skindô + #FoliaLiteraria48h

Olá pessoas, tudo bem? Neste mês de Fevereiro temos o feriado de carnaval e assim como nos últimos anos, irei curtir esses dias em casa lendo. Mas claro, para entrar fielmente no clima festivo, irei participar da Maratona Skindô-Skindô criada pela Tatiana Feltrin do canal tatianagfeltrin, e também estarei participando da #FoliaLiteraria48h criada por um time de booktubers: Segredo entre AmigasBook AdictResenhando SonhosPronome InterrogativoNuvem LiteráriaEqualize da Leitura.
A Maratona Skindô-Skindô será realizada entre os dias 09 e 15 do mês, a partir do meio dia da sexta até o meio dia de quinta-feira. O intuito é você ler o maior número de páginas/ livros durante esse período. 
#FoliaLiteraria48h será realizada entre os dias 11 e 12 de fevereiro, na segunda e sexta da próxima semana. A Maratona foi dividida por gênero, cada integrante do time ficou com um gênero o qual irá montar a sua TBR. Assim, você irá escolher um/todos os gêneros para também montar a sua TBR para essas …