Zumbis x Unicórnios - Holly Black, Justine Larbalestier e outros autores


Título: Zumbis x Unicórnios 
Autores: Vários Autores
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 388
Nota: 3/5

Sinopse: "Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara sua preferência por um time ou outro."

Zumbis vs Unicórnios é uma antologia apresentando diversos contos escritos por vários autores publicada pela editora Galero Record. Já havia visto o título deste livro alguns anos, porém, só depois de um sorteio em um desafio que eu pude conhecer melhor a respeito desses dois seres fantásticos tão adorados/odiados por todos: Zumbis e os Unicórnios. O leitor irá embarcar juntamente com os personagens e o escritor em épocas do mundo, onde esses seres eram tão temidos e vivenciados, até épocas mais atuais por onde seus meros nomes tornaram-se mitos na boca de várias pessoas. Porém, é mais do que isso, iremos trilhar caminhos de por onde a morte já esteve, o odor de putrificação e podridão ainda permanece e até a luz, a salvação, o desejo de viver continua.

A construção da narração dos fatos ocorre de maneira bem intrigante. O livro inicia-se com uma questão levantada: Se alguma catástrofe chegasse a ocorrer no mundo qual séria sua escolha de parceiro perfeito entre Zumbis e Unicórnio?, com base nessa questão que duas fãs dessas criaturas resolve, com a participação de alguns escritores fundarem dois times: o time Zumbi com a líder Justine e o time Unicórnio com a líder Holly, para melhor resposta desses questionamento. Será qual o time irá sair vencedor neste final? Para que isso será esclarecido, cada escritor convidado irá apresentar a melhor performa-se de cada criatura, ou em ambientes repletos e sofrimento ou mesmo, repletos de alegria. mas será que vale apena embarcar nessa aventura?

Mesmo com personagens bem construídos e reflexivos, e da ondem (Unicórnios e Zumbis), durante a leitura dos contos, é perceptível uma semelhança entre os zumbis e os unicórnios diante a tanta diferença que já vai do aspecto físico de cada um, um humano e um animal. Porém, ao descobrir que uma criatura ser considerada doce também pode matar a sangue frio, torna esse individuo semelhante ao outro que já é visto como normal matar quem ou quantos quiserem, mas não é só isso, não tem só a necessidade da ação de matar, mesmo a ação de ferir aquele que ama pode ser um ponto de semelhança e é esse tema que iremos encontrar entre os protagonistas zumbis e unicórnios.

O lado positivo desses formatos de livros, onde um tema será discutido por varias cabeças pensantes é a possibilidade de podermos conhecer um pouco da escrita de um escritor, crescendo em nós a busca de expandir os nossos horizontes literários dentro de nossa zona de conforto, ou até mesmo, podermos rever a escrita daquele escritor já conhecido em outras estórias. Assim, mesmo que alguns estórias especificamente desta antologia não terem sido tão espetaculares como tinha dado a parecer, outras foram tão fantásticas ao ponto de ser tornarem estupidas por terem um desfecho nada coerente com o seu início.

Sem mais delongas... já dá para perceber que o intuito do livro é ver qual time irá ganhar. Se você já tem um favorito antes mesmo de ler esse livro, aconselho a não deixar que essa escolha te deixe não apreciar essa leitura, aliás, conhecimento sempre é bem vindo, e  se você acha que já sabe de tudo é bom poder conhecer o verdadeiro lado de cada ser fantástico para assim tirar a suas próprias conclusões, vai saber se não é ai que você descobre sua verdadeira paixão? Então o que está esperando? 

Comentários

Postagens mais visitadas