Pular para o conteúdo principal

Azul é a Cor Mais Quente - Julie Maroh


Título:Azul é a Cor Mais Quente 
Autor: Julie Maroh
Editora: Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 160
Nota: 5/5

Sinopse: "Clementine é uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. 
Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, "Azul é a Cor Mais Quente" surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros."

Uma estória delicada, marcada pelas descobertas, escolhas e no rompimento de preconceitos. Às vezes não é fácil tentar entender os nossos sentimentos, precisamos de alguém ou de algo que possa nos guiar. É com esse pensamento que acompanhamos juntos à trama desse romance, com o gráfico também delicado, por momentos tristes, apagados e frios, representados pela cor cinza, e por uma expressão de tonalidades da cor azul, da qual representa os momentos alegres, "quentes". O romance se desenrola mostrando a vida problemática e cheia de experiências de uma adolescente. O primeiro sentimento que desperta em Clémentine é a descoberta da sua sexualidade atrelada ao amor e a paixão, ao momento de conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis.



O problema vai surgi quando Clémentine está tentando aceitar que ela nutre um amor por Emma, justamente quando os seus amigos descobre o seu envolvimento, e ela passa a sofrer preconceito, menos do seu amigo Valentine que é gay, e sempre a apoia, e irá ser um amigo muito importante no seu futuro. Assim é que a personagem e também o leitor, percebe que algumas pessoas no mundo não querem aceitar o fato de existir um amor "fora do padrão" da sociedade, mesmo nós estando no século XXI, e o enredo se passar no século XX, infelizmente o preconceito ainda está estampado nas mentes de varias pessoas de todos os países.Um fator importante são as passeatas pela luta por direitos, novas questões politicas, e a liberdade de expressão, que estão ocorrendo no momento na França, e pela reação de algumas pessoas, como exemplo, o ponto de vista dos pais de Clémentine, ambos não aceitam. 

O desfecho é bem triste, o engraçado é que desde as primeiras páginas o leitor pode já saber qual será o fim, o que aguarda a todos não é o fim, é um novo começo, como foi dito por Clémentine. Recomendo a todos, é claro que quando pegar essa maravilhosa HQ, leia tendo em mente todos esses questionamentos que a autora quis colocar, de forma lenta e minuciosa, é uma incrível experiência.

Comentários

  1. Ameeei! Pretendo comprar, estou super ansiosa. Bjoos!

    ResponderExcluir
  2. Ameeei! Pretendo comprar, estou super ansiosa. Bjoos!

    ResponderExcluir
  3. Espero que tenha uma ótima leitura! Obrigada pelo comentário!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Título: A Pirâmide Vermelha Título Original: The Red Pyramid Trilogia:As Crônicas dos Kanes Autor (a): Rick Riordan Editora:Intrínseca Páginas: 448 Ano: 2010 Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: "Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós."

História: A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da trilogia "As Crônicas dos Kanes". Neste volume, o leitor irá poder adentrar no mundo egípcio através das aventuras constantes que os protagonistas terão pela frente. Assim, iremos poder conhecer novos deuses, perspectivas diversas, modos de…

Sereia - Tricia Rayburn

Título: Sereia Título Original: Siren Trilogia: Sereia Autor (a): Tricia Rayburn Editora: Verus Páginas: 306 Ano: 2011 Avaliação: ☆☆☆☆☆
Sinopse:"Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena c…

TBR: Maratona Skindô-Skindô + #FoliaLiteraria48h

Olá pessoas, tudo bem? Neste mês de Fevereiro temos o feriado de carnaval e assim como nos últimos anos, irei curtir esses dias em casa lendo. Mas claro, para entrar fielmente no clima festivo, irei participar da Maratona Skindô-Skindô criada pela Tatiana Feltrin do canal tatianagfeltrin, e também estarei participando da #FoliaLiteraria48h criada por um time de booktubers: Segredo entre AmigasBook AdictResenhando SonhosPronome InterrogativoNuvem LiteráriaEqualize da Leitura.
A Maratona Skindô-Skindô será realizada entre os dias 09 e 15 do mês, a partir do meio dia da sexta até o meio dia de quinta-feira. O intuito é você ler o maior número de páginas/ livros durante esse período. 
#FoliaLiteraria48h será realizada entre os dias 11 e 12 de fevereiro, na segunda e sexta da próxima semana. A Maratona foi dividida por gênero, cada integrante do time ficou com um gênero o qual irá montar a sua TBR. Assim, você irá escolher um/todos os gêneros para também montar a sua TBR para essas …